terça-feira, 25 de maio de 2010

E o que fez (mesmo!!) um jogo!

Pois é, hoje foi um dia bacana!
Hoje foi o dia do Quiz da Respiração e da Fotossíntese.
A moçada levou muito a sério. A aula foi à tarde e teve "concentração" de algumas equipes no período da manhã para estudar!!
E teve aluno bem nervoso, precisei lembrar que era um jogo e valia uma caixa de "Bis" e não nota (quem foi bem certamente deve tirar sua nota na prova, não precisa de mais ajuda, então é bom adoçar a boca depois de tanto estudo!). Foi uma oportunidade para aprender a lidar com a ansiedade.
E assim foi. Em grupos, sem consulta. Cada questão tinha 2 minutos para ser respondida e após o aviso de término do tempo, quem não entregasse perderia a chance do ponto referente àquela questão.
Em uma turma haviam 5 grupos, na outra quatro. Nas duas turmas o placar foi apertado... Em cada uma das turmas teve uma equipe que foi ficando para trás... falta de estudo! As demais "cabeça com cabeça". Numa turma teve que ter questão de desempate entre 3 grupos! Na outra um grupo ganhou, por diferença de 1 ponto com relação ao segundo lugar, onde empataram 2 grupos.
Nas duas turmas as equipes vencedoras erraram apenas 2 a 3 questões!! E tinha questão do tipo "qual a função do NAD na respiração?", pensou que era só moleza???
:-)
Balanço final: SHOW. Nunca ví alunos estudarem tanto esses assuntos, muito bom.
Prêmio extra para a professora: um grupo de alunos veio pedir para eu fazer mais esse tipo de jogo, pois eles estudam muito mais se tiver competição!
Valeu. Vou fazer sim, é claro!!

2 comentários:

  1. A competitividade realmente é um catalisador do aprendizado, na maioria dos casos. Também costumo usar esse formato, em especial para revisões. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz, obrigada! Realmente é uma coisa incrível como eles gostam! Mas eu tb alterno com jogos colaborativos, porque acho importante incentivar isso neles. O bom é que tem jogos para todos os gostos!

    ResponderExcluir